A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) participou nesta segunda-feira (1) do sexto Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Organizado pelo Sistema Florestal Brasileiro (SFB), o evento realizado em Brasília (DF) teve como meta fortalecer as ações de cooperação técnica entre os entes federativos na criação e negociação das atividades necessárias para implantação do CAR e dos Programas de Regularização Ambiental (PRA), e para a integração dos dados de inscrição, análise e regularização ambiental entre bancos de dados estaduais e o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR).

 

Uma das temáticas trabalhadas no evento são os resultados do piloto da Análise Dinamizada do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). De acordo com o SFB, a ferramenta dará mais velocidade e permitirá a utilização da análise dos cadastros pelos estados que a utilizem a plataforma.

 

A instituição federal informa que não haverá prejuízo na análise da equipe do órgão competente, assim os proprietário rurais terão acesso for mais mais rápida aos Programa de Regularização Ambiental (PRA).

 

De acordo com a deputada Aline Sleutjes, o CAR é uma ferramenta essencial para o procedimento de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, ao compilar dados providos de satélites que delimitam as Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.

 

“ O CAR é vital para o Brasil manter o status de país que planta sem desmatar. Dados da Embrapa e da Nasa indicam que cerca de 66% do nosso território é preservado. Somos uma potência na agricultura, ao mesmo tempo que parceiro do meio ambiente”, afirma.

Subscribe
Notify of
guest