Em meio a um ano desafiador como este, o setor do agronegócio se destacou ainda mais. No momento onde as famílias ficaram em casa, o consumo alimentar cresceu e o Agro brasileiro reforçou seu potencial para o mundo. E isso só aconteceu graças ao crescimento e o desenvolvimento das tecnologias do setor, que alavancou nos últimos 50 anos. As novas tecnologias, os investimentos do Governo Federal e o potencial do nosso Agro, foi discutido na última sexta, em um grande evento virtual, realizado pela Deputada Federal Aline Sleutjes, a Deputada do Agro. A live foi transmitida no canal do YouTube da Embrapa e contou com a participação do Vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, o Ministro da Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, o Presidente da Embrapa, Celso Moretti e o CEO da Sempre Sementes, Fernando Prezotto.


“Esse foi um momento importantíssimo para o Brasil. Me sinto honrada em compartilhar está live com esses grandes nomes, que assim como eu, acreditam no potencial e na força do Agro e da tecnologia. Somos uma país que é Agro, e agora temos um governo que valoriza o setor e incentiva as novas tecnologias. Hoje o Agronegócio do Brasil representa 21,4% do PIB nacional e 33,9% do PIB do Paraná. É gratificante ver que juntos estamos trabalhando para dar melhores condições para o homem e a mulher do campo. A agricultura digital está revolucionando o setor alavancando a competitividade do agronegócio. A automatização dos processos de produção por meio da tecnologia, está possibilitando uma transformação nunca antes vivida pelo setor. Ainda temos muitos desafios, mas a luta me incentiva a fazer cada dia mais. É nisso que eu acredito e essa é a minha motivação. Esse foi só um começo. Muito mais ainda está por vir”, explicou a Sleutjes.


Por mais de uma hora, os grandes nomes da conjuntura nacional abordaram o tema, “Tecnologias Nacionais e a Competitividade dos Produtos Agrícolas Brasileiro no mundo. A mediação foi feita pela Deputada Aline Sleutjes e o primeiro convidado a falar foi Fernando Prezzotto, CEO da Sempre Sementes, que é a maior empresa de capital 100% brasileiro a atuar no desenvolvimento de tecnologias e produção de híbridos de milho no Brasil. “Nosso setor tem hoje o compromisso de alimentar uma população que está em constante crescimento, somado ao desafio de ter uma agricultura sustentável e amiga do meio ambiente. Para isso, a participação de iniciativas do Governo Federal são fundamentais e fazem toda diferença. Cumprimento aqui a Deputada Aline Sleutjes, pelo trabalho em prol do Agro e a todos os agricultores do Brasil, que lutam para manter essa grande indústria a céu aberto”, disse Prezzotto.


Graças a Embrapa, Ministério da Agricultura (MAPA), Ministério da Tecnologia e Inovação, Finep e outras iniciativas governamentais, o Brasil hoje é uma grande referência mundial em tecnologia do Agronegócio. “Alimentamos o mundo, com tecnologia e respeito ao meio ambiente. Nas últimas décadas, passamos de importador, para ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. E alimentamos essa população com tecnologia e respeito ao meio ambiente. A Embrapa tem o quinto maior banco genético do mundo e só no ano passado, criamos cerca de 200 soluções inovadoras, como a Carne Carbono Neutro (CNN). Momentos como essa live, são importantíssimos para quem vive do Agro, e uma grande iniciativa da Deputada Aline Sleutjes”, contou o Presidente da Embrapa, Celso Moretti.


O Ministro da Tecnologia e Inovação, Astronauta Marcos Pontes, ressaltou o incentivo as novas tecnologias e seu carinho pelo Paraná. “O Governo do Presidente Jair Bolsonaro sabe da importância de investir em tecnologia e inovação para sermos competitivo em todas as áreas e no Agro não tem sido diferente. Estamos focados em transformar o Brasil, com trabalho, educação, inovação, tecnologia de ponta e já estamos colhendo resultados. Meu abraço e carinho para o Paraná, especialmente para a região de Castro, nossa importante bacia leiteira, que se manteve firme com essa pandemia. Em breve, quero estar na região e levar mais boas notícias”, afirmou o Ministro Marcos Pontes.


Fechando o grande momento, o Vice-presidente Mourão ressaltou o comprometimento do governo com a agricultura tecnológica e sustentável. “Essa discussão promovida pela Deputada Aline Sleutjes é fundamental. Precisamos cada vez mais, discutir o Agro para além das fronteiras. Não temos medido esforços para a preservação dos recursos naturais, como a Amazônia, que é importantíssima também para o Agro. Atualmente, o desenvolvimento sustentável é pleonasmo, por isso, estamos promovendo as reformas necessárias para estimular o aumento da produtividade com as melhores práticas sustentáveis”, disse o Vice-presidente.


“Continuarei lutando pelas pautas do Agro, com coragem e dedicação, porque acredito nos produtores rurais, no desenvolvimento do nosso Brasil e neste governo. Precisamos nos unir, valorizar o nosso país, nosso lar. Se nós queremos ser reconhecidos, precisamos fazer a tarefa de casa, nos reconhecer, nos valorizar, saber quem somos e onde queremos chegar. Eu confio neste país, no povo brasileiro, neste governo e é por isso que estamos de mãos dadas, para juntos, vencermos todos os desafios”, concluiu a Deputada Aline Sleutjes.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments