A Vice-Líder do Governo, Deputada Federal Aline Sleutjes, natural de Castro/PR, a Capital Nacional do Leite, mediou na última segunda-feira (4), em nome da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, a 6º e última reunião do Fórum Nacional de Incentivo a Cadeia Leiteira. Na ocasião estiveram presentes a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Ministro da Economia Paulo Guedes e a equipe técnica do Ministério da Economia.
Esta última audiência teve como objetivo discutir as políticas públicas para a cadeia leiteira.

O Brasil é o 3° maior produtor do mundo e o leite é o 6° produto de maior importância na cadeia do agro brasileiro. Produzido em 99% dos municípios brasileiros com 4,5 postos de trabalho direto na produção por propriedade, são 1,171 milhão de estabelecimentos de produtores de leite, desde o pequeno da agricultura familiar, passando médios e grandes produtores. Mais de 5 milhões e 200 mil famílias vivem da produção (no setor primário) e cerca de 20 milhões de pessoas vivem da cadeia produtiva do leite no transporte, industrialização e comercialização.

O Ministro da Economia Paulo Guedes introduziu a reunião ressaltando a importância do agronegócio na participação do PIB do Brasil, principalmente no período da pandemia, em que o ritmo das exportações até cresceu no primeiro trimestre apesar da crise mundial. “O Brasil tem o domínio da tecnologia da agricultura tropical, com até três safras no ano, e nos coloca como uma potência agrícola não só do presente, mas também do futuro”, afirmou Guedes.

A Ministra da Agricultura Tereza Cristina colocou que desde o início deste governo a cadeia leiteira tem uma atenção especial e que o Mapa está trabalhando na abertura de novos mercados para exportação, apoio ao processo de industrialização, citando o leite em pó e queijo como exemplos, além de outras questões que estão sendo trabalhadas para reduzir o custo de produção, investimento em infraestrutura, melhoramento do escoamento do produto, assistência técnica, programas de compra etc.

Com intuito de expor situações e propor ao governo um plano de apoio ao setor leiteiro, a Deputada Aline, ouviu durante os seis encontros o pequeno, médio e o grande produtor, além das Cooperativas, lacticínios, instituições que representam o setor, diversos segmentos dos Ministérios da Economia, Cidadania, da Agricultura, Embrapa , Emater, Abraleite.

A Deputada destacou o atual cenário do setor, apontado durante o Fórum, a importância de um olhar direcionado: “A cadeia leiteira vem enfrentando sérias dificuldades por conta dos altos custos na produção em consonância com a falta de políticas públicas que atendam o segmento, o que vem gerando inviabilidade na atividade leiteira, colocando em risco – além do sustento de milhares de produtores – o fornecimento de um produto de tamanha importância na alimentação dos brasileiros.”

Durante as seis semanas do Fórum, foram discutidos temas como: Novas políticas de consumo de produtos lácteos, os desafios da indústria leiteira e cooperativas, políticas de garantia de renda para o setor, os principais entraves do comércio, o acesso à tecnologia e custo de produção, garantias de competitividade à pequena produção, exportação e reforma tributária.

Sleutjes descreveu como positivo, o panorama geral do fórum, em especial a última reunião: “Tivemos um fechamento com chave de ouro, foi um momento importantíssimo e que ficará marcado na história do setor. Pudemos fazer um levantamento de todas as etapas e destacamos dezoito pontos importantes e significativos para a cadeia produtiva do leite. Discutimos ponto a ponto com os Ministros, assuntos como: preço justo, previsibilidade, a criação do Conseleites para todos os estados, alternativas para baratear a energia elétrica, possibilidade para reduzir o custo de produção, reforma tributária entre outros, com um parecer positivo e resolutivo para todos os assuntos.” ressaltou Aline Sleutjes.

Hoje a Deputada Aline Sleutjes, se torna no Brasil a porta voz da cadeia leiteira, com acesso forte no Governo Federal, certamente este setor terá só a ganhar, minimizando possíveis riscos a cadeia produtiva do leite.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments