A data escolhida é uma homenagem ao dia da criação da Abraleite

A Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) o relatório da presidente, deputada federal Aline Sleutjes (PR) favorável ao Projeto de Lei nº 6.487/2019, que cria o Dia Nacional do Produtor de Leite. A iniciativa pretende valorizar o produtor de leite brasileiro, incentivar o consumo do produto e seus derivados e propor iniciativas de políticas publicas para o setor.

“É uma honra relatar esse Projeto, visto que eu venho da capital nacional do leite, Castro, Paraná. A cadeia produtiva do leite é uma das principais atividades econômicas do Brasil, com forte efeito na geração de empregos e renda. Presente em 99% dos municípios brasileiros envolve mais de 1,3 milhão de produtores no campo, além de gerar outros 20 milhões de empregos indiretos. A produção de leite no Brasil já ranqueia entre os três maiores produtores mundiais, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia”, declarou a presidente da CAPADR.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Rosangela Zoccal quase a metade do leite produzido no Brasil vem de pequenas fazendas, 47% do volume total. Para 1,3 milhões de produtores, o leite é o salário do mês. “O leite é a atividade que mais gera emprego no nosso país. O leite representa 24% do valor bruto da produção gerado pela pecuária, sendo inferior apenas a carne bovina e superior ao valor de produção de frango, suínos e ovos”, relatou Aline.

Após a aprovação, o projeto de lei de autoria dos grandes amigos da Deputada Aline Sleutjes, deputados Emidinho Madeira, Domingos Sávio e Evair Vieira de Melo segue tramitando na Câmara dos Deputados.

Caravana do Leite
A fim de fortalecer ainda mais a categoria leiteira e elevar a qualidade da produção em todo Brasil, a Subcomissão do Leite, instalada pela Deputada Federal Aline Sleutjes, na CAPADR, presidida pelo Deputado Federal Alceu Moreira, realiza visitas técnicas em propriedades e instituições em vários munícipios brasileiros. A iniciativa já percorreu vários estados, dentre eles São Paulo, Miras Gerais e Rio Grande do Sul. A próxima edição está prevista para a região dos Campos Gerais, no Paraná.

“O intuito dessas agendas além de tudo é de criar condições de dignidade para o produtor de leite no Brasil e para isso precisamos estruturar e organizar políticas públicas e políticas privadas no país”, afirmou a próxima anfitriã da Caravana do Leite no Paraná, Aline Sleutjes.

Subscribe
Notify of
guest