A Deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) indicou para receber o prêmio Nise da Silveira a instituição Mosteiro Monte Carmelo, também conhecido por Associação Casas do Servo Sofredor – CSS, de Curitiba. A instituição desempenha um belo trabalho de redução de danos causados por álcool, crack e outras drogas, “motivo pelo qual tenho orgulho em indicá-la, como forma de reconhecimento e incentivo às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade devido a dependência química ”, destacou a parlamentar.

Ao longo do tempo, este projeto foi ganhando espaço e reconhecimento junto ao meio social e eclesial, com a construção de novas casas em Curitiba-PR, em Contenda-PR, em Graciosa (distrito de Paranavaí-PR) e, em Ilhota-SC. Atualmente, a coordenação geral das Casas do Servo Sofredor é dirigida pelo Frei Kleiton de Jesus Ribeiro.

“Com muita alegria, venho agradecer à Excelentíssima Deputada Federal, Aline Sleutjes, pela indicação da Associação Casas do Servo Sofredor ao Prêmio Nise da Silveira. Somos muito gratos pela atenção e apoio que a Deputada tem dispensado à nossa Entidade. A CSS conta muito com o apoio dos Órgãos Público e dos Parlamentares. Por isso a nossa gratidão à Exma Deputada, que vem dispensando seu apoio à CSS, estando sempre muito próxima, pois sabe da seriedade com que a Entidade conduz suas atividades na prestação de serviços a esse público tão necessitado, às pessoas menos favorecidas e flageladas pelas drogas. Salientamos aqui, o quanto nos é importante esse reconhecimento e apoio. ”, agradeceu Frei Kleiton.

As Casas do Servo Sofredor inspiram-se na hospedaria da parábola do Bom Samaritano que resgata e acolhe pessoas em estado de vulnerabilidade social, fazendo-as reencontrar a presença de Deus em suas vidas e os acolhidos aprendem a ser fraternos.

Esta obra de misericórdia tem ajudado muitas pessoas a se libertarem de seus vícios, sejam das drogas ou bebidas. Muitos dos que entravam pela porta desesperançosos e sem algum sentido da vida, encontraram nesse processo terapêutico a reintegração de sua dignidade.

Um outro projeto que o Mosteiro Monte Carmelo desempenha é a manutenção de 17 canteiros de legumes e verduras. A horta passou a ser cultivada, desde 2019, por internos e é uma parceria entre a entidade filantrópica e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável pelo apoio técnico do plantio.

Lenis Cristina Lange Monteiro trabalha como voluntária na CSS, sente-se grata e orgulhosa pela indicação da vice-líder do Governo. “A deputada Aline, acompanha e apoia o nosso trabalho na casa pois acredita nesse projeto, onde podemos dar melhores condições de vida as pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, acredito que ao nos preocuparmos com as causas de interesse social estabelecemos laços de solidariedade e confiança tornando a sociedade mais íntegra, e nós seres humanos melhores”, destacou.

“Tenho orgulho em indicar essa instituição para receber o Prêmio Nise da Silveira como uma forma de reconhecimento e incentivo às pessoas e a instituição que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral aos internos que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade devido a sua dependência química. Enviei já para Instituição o valor de 200 mil reais e em breve ajudarei novamente com outras emendas, porque conheço o trabalho sério e competente da Instituição”, comentou a vice-líder do Governo.

Subscribe
Notify of
guest