A deputada federal Aline Sleutjes protocolou, nesta terça-feira (9) o ofício nº 02/2021 solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA a extensão do prazo dos pacotes de socorro ao agronegócio com o objetivo de salvar a safra de grãos da temporada 2020/21 que está sendo afetada pelo excesso de chuvas ocorridas no mês de janeiro.

“Como deputada do agro e atuante no setor, tenho o dever de interceder para os pequenos, médios e grandes produtores não sejam prejudicados pelo período chuvoso. A expectativa é que a produção seja muito inferior à do ano passado e isso afeta principalmente os agricultores familiares”, disse.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná a probabilidade de produção aponta para um volume de 24,2 milhões de toneladas de grãos, volume 3% abaixo do que foi colhido na safra passada.

De acordo com o ofício apresentado, a agricultura familiar é fundamental para possibilitar a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, visto que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país.

O MAPA, sabendo da importância do setor, conseguiu com o aval do Ministério da Economia a liberação de R$500.000.000,00 aos produtores rurais que foram afetados pela crise do coronavírus. A inciativa beneficiou, além dos produtores atingidos, pela chuva, alguns outros que também sofreram com a estiagem em outras regiões do Brasil foram amparados.

“Nossos agricultores sofrem tanto com a chuva, quanto com a falta dela. Principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste onde estão concentradas as grandes produções. Por isso, é preciso agir com rapidez. Solicitei à ministra Tereza Cristina que verificasse a possibilidade da prorrogação do prazo dos pacotes de socorro ao setor. Acredito que assim seja possível amenizar os prejuízos causados pelo clima”, concluiu a deputada.

Clique aqui e leia a íntegra do Ofício.

Subscribe
Notify of
guest