A parlamentar paranaense Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura, visitou nesta quinta-feira, 25 de março, a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER).

A instituição é defensora da agricultura familiar e do empreendedorismo das famílias rurais. A deputada Aline foi recebida pelo vice-presidente Thiago Lopes; Humberto Thomé (Diretor de projetos); César Lima (Coordenador legislativo); Max Mapurunga (Coordenador Institucional) e Ricardo Monteiro (Assessor da diretoria de projetos).

A agricultura familiar cumpre um papel decisivo na produção de alimentos para o mercado nacional. Segundo dados, 36 milhões de agricultores familiares são responsáveis por 73% da produção de alimentos que o Brasil consome.

“A agricultura familiar não é o filho pobre e excluído do agro, é o filho que precisa de apoio, incentivo, ideias, planos para ter coragem de empreender, gerar emprego, renda e avançar em quantidade e qualidade de produção. Precisamos facilitar o acesso do agricultor familiar ao crédito rural, às políticas públicas e à assistência técnica. Vale ressaltar o trabalho impecável da ministra Tereza, que está buscando ofertar cada vez mais oportunidades aos agricultores familiares, tendo em vista a sua importância para a segurança alimentar da nossa população”, destacou Sleutjes.

Para Thiago Lopes, vice-presidente e secretário geral e financeiro da CONAFER, “Vamos nos unir para levar desenvolvimento para os agricultores familiares através das políticas públicas do governo federal e das propostas para a nobre deputada.

Também vale destacar que estabelecimentos da agricultura familiar correspondem a 84% do total de estabelecimentos agropecuários e ocupam 1/4 da área total, absorvendo 75% da mão de obra ocupada na agropecuária.

De acordo com Humberto Thomé, diretor de Projetos da Conafer, o grande problema hoje se encontra na venda e não na produção, que é muito bem feita. “O nosso encontro teve como objetivo principal apresentar a Deputada o que é a nossa confederação. Uma instituição com mais de 10 anos na luta em prol de todos os amparados pela Lei 11.326 e pelo Decreto 9.064/17. A CONAFER tem uma diferença gigantesca, para nós o produtor precisa de apoio à comercialização. Produzir nós sabemos, vender é onde se encontra o grande gargalo. Não adianta produzir mais se não tem pra quem ou como vender. Essa se tornou uma grande luta da Conafer, mostrar que somos empreendedores rurais de verdade e temos mercado para explorar, basta termos os incentivos corretos”, destacou.

Sobre a CONAFER:

A CONAFER, Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, promove o desenvolvimento econômico e social de camponeses, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro.

Como representante de uma parcela significativa da agricultura familiar brasileira, a CONAFER apoia a agroecologia, as ações de sustentabilidade no campo, a segurança jurídica dos seus associados, o acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, contribuindo ainda mais para fortalecer a economia do país.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments