O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio de Ponta Grossa (PR) está prestes a ter uma demanda atendida graças à articulação da deputada federal Aline Sleutjes e do tenente-coronel Emerson Pinheiro, responsável pela instituição no Paraná. Em reunião na tarde desta quarta-feira, 22, no ICMBio, em Brasília, com o presidente do órgão, coronel Homero de Giorge Cerqueira, e com o coronel Ronei Alcântara (chefe do GR5), foram ajustados detalhes sobre o contrato de comodato para a nova sede própria do instituto, iniciativa que conta com a parceria da prefeitura de Ponta Grossa.

“O ICMBio é um órgão importante na preservação da biodiversidade, e atua com iniciativas de fomento às pesquisas, desenvolvimento de práticas sustentáveis e outras demandas que colaboram para preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, incentiva a exploração e potencialização das nossas riquezas naturais de forma positiva e agregadora. O recurso antes comprometido para aluguel do escritório, agora, poderá ser redirecionado para atender outras necessidades”, declarou a vice-líder do Governo na Câmara.

Outra pauta da reunião foi a instalação do Núcleo de Gestão Integrada que, inicialmente, seria em Ipiranga. Mas, devido à localização, condição técnica, deslocamento de funcionários e outros fatores, constatou-se que a atuação do núcleo era mais viável em Ponta Grossa.

“Tratamos ainda sobre os próximos passos para a possível solução, tão esperada, inclusive, dos proprietários das áreas do Parque Nacional de Ponta Grossa”, acrescentou a deputada federal.

O ICMBio é uma autarquia que foi criada em 2007, por meio da Lei 11.516.

“Agora no governo do presidente Jair Bolsonaro o ICMBio recebeu um novo olhar, sobretudo com os cuidados da gestão do coronel Homero, tratando de temas caros à sociedade e ao meio ambiente com responsabilidade e compreensão, respeitando o direito de propriedade com equilíbrio e visando a sustentabilidade”, concluiu a parlamentar.

Fotos de Francisco Moreira/Crédito obrigatório

Subscribe
Notify of
guest