A convite da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, a presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Rural e Desenvolvimento Rural (CAPADR) do Congresso Nacional, deputada federal Aline Sleutjes, participou nesta quinta-feira (23) de reunião, com tema: suplementação de recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural.

Além da deputada Aline Sleutjes, estavam presentes os membros da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), do Conselho Nacional do Café (CNC), da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Brasil (APROSOJA Brasil), do Instituto Pensar Agro (IPA), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER), e da Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agropecuários (ANDAV).

Durante a reunião, a Presidente da Comissão de Agricultura relatou que tem atuado em duas frentes de trabalho para garantir a suplementação do Programa. A primeira, por meio de uma emenda ao PLN 12/2021, buscando suplementar a dotação orçamentária para a concessão de subvenção econômica ao Prêmio do Seguro Rural.

“Esse ano muitos agricultores tiveram perdas decorrentes, principalmente, de fenômenos climáticos. Sem o Seguro Rural estes trabalhadores do campo ficariam desamparados. Por isso, a necessidade da suplementação do Programa. Como presidente da CAPADR e vice-líder do Governo no Congresso, minha missão é sensibilizar e defender as pautas que ajudam o agro e o Brasil”.

Na ocasião, a parlamentar também enfatizou que já havia reiterado o pedido de suplementação junto ao Ministério da Economia nesta quarta-feira (22). O valor da suplementação ainda será decidido, mas o pedido foi de R$ 376 milhões.

“Fiquei feliz em ouvir do Ministério da Economia o compromisso de suplementar as dotações do programa ainda em 2021 assim que o Congresso analisar as matérias orçamentárias que estão no Legislativo. Este é um importante passo para o avanço e fortalecimento da prática do seguro rural”, declarou a vice-líder do Governo no Congresso.

Subscribe
Notify of
guest