As mulheres ocupam 15 por cento das cadeiras na Câmara Federal. Pode parecer pouco – e é – mas já representa um avanço em relação a última legislatura. De 55 passaram para 77 parlamentares.

Para as parlamentares que acabaram de ocupar espaço no Congresso Nacional, essa é uma estatística que precisa seguir em expansão. Antecipando que vão atuar em várias frentes para que a participação feminina siga em crescimento na política.

Uma das parlamentares inseridas nesse processo é a deputada federal Aline Sleutjes, vice-presidente do PSL Mulher – partido que tem a segunda maior bancada feminina na Câmara Federal (elegeu 9).

Ela revela que fomentar a participação das mulheres na política é seu principal objetivo:

”É um desafio que vamos ter que conciliar, dividindo as obrigações com os esposos, conscientizando os filhos de que terão momentos em que terão de estar sozinhos, abrindo mão de muitas coisas, mas para um bem maior, para conseguirmos conquistar o nosso espaço”, declarou.

Aline diz que chegou ao Congresso Nacional alinhada aos valores da mulher e dessa conquista de espaços.

“Quando estava como vereadora, eu palestrava em muitas instituições sobre a participação da mulher [na política]. Depois, quando fui deputada estadual, tinha um viés forte em relação a isso. Fui trabalhar na Assembleia Legislativa [do Paraná] no gabinete de um deputado e também fiz um trabalho forte de conscientização”, relembra.

“Tendo esse cargo, o que eu fiz no meu município, na minha região, poderei fazer no Brasil. Poderei conscientizar mulheres da participação na política”, acrescenta.
Para a deputada, o universo não é um mundo (tão) difícil de fazer parte.

“A mulher pensa ‘como vou dar conta? Como vou deixar minha vida, minha casa, minha família, meus filhos para pegar essa atribuição tão grande?’. É um desafio que vamos ter que conciliar, dividindo as obrigações com os esposos, conscientizando os filhos de que terão momentos em que terão de estar sozinhos, abrindo mão de muitas coisas, mas para um bem maior, para conseguirmos conquistar o nosso espaço”, finaliza.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments